Equipe

 

Prof. Dr. Rubens Alves da Silva
Coordenador NEPPAMCs

Antropólogo e professor adjunto da UFMG, vinculado à Escola de Ciência da Informação. Possui Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo – USP [2005] e Pós-doutorado Júnior CNPq/USP (área: Antropologia [2009]); Mestrado em Sociologia (área da concentração: Sociologia da Cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG [1999]; graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura), pela UFMG. É pesquisador do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama da Universidade de São Paulo – NAPEDRA/USP. Tem experiência na área da Sociologia e Antropologia, com ênfase em Antropologia das Formas Expressivas (Antropologia da Experiência e da Performance), Teoria Antropológica, Sociologia da Cultura; Antropologia e Sociologia da Religião. Atuando nos seguintes temas: cultura e informação; memória e patrimônio cultural; estudos da performance; identidades culturais e sociais; comunidades quilombolas; expressões culturais afro-brasileiras (Reinado/Congado, Capoeira).

Currículo Lattes


Profa. Dra. Lorena Tavares de Paula
Vice-Coordenadora NEPPAMCs

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora e mestre em Ciência da Informação PPGCI/UFMG. Desenvolve projetos de pesquisa em organização e tratamento da informação. Atuação profissional em: Gestão Eletrônica de Documento (GED), desenvolvimento de Repositórios e Bibliotecas Digitais, desenvolvimento de conteúdos para EaD. Atuação docente em disciplinas relacionadas à Organização da Informação; Comunicação Científica; Indexação; Formação e Desenvolvimento de Acervos; Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais.

Currículo Lattes


DOUTORADO

Ma. Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação (2013 – 2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes. É membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat) vinculado ao Grupo de Pesquisa Ecce Liber. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (NEPPaMCs). É membro da equipe gestora 2018-2020 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), ocupando o cargo de Diretora de Marketing e Divulgação. Faz parte do Conselho Editorial da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina atuando como editora de layout. Foi representante discente suplente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ) (2017.1-2018.1). Participou como bolsista voluntária e de extensão no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina atuando nos Projetos Biblioteca de Referência do NEAB/UDESC (2013-2017) e Projeto Espaço de Referência Ações Afirmativas (2013-2015). Foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa Ser alfabetizador(a) no olhar de quem se alfabetiza: uma abordagem fenomenológica, do Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente – GpDD (2016). É organizadora da obra “Bibliotecári@s Negr@s: ação, pesquisa e atuação política” juntamente com Graziela dos Santos Lima, lançado em 2018 pela Editora ACB e do livro “O protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação” em parceria com Nathália Lima Romeiro, lançado em outubro de 2018. Temas de pesquisa: Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Black Librarianship Americana e Biblioteconomia Negra Brasileira, Branquitude, Epistemologia, Representações Sociais, Temática Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-Raciais, Mulheres negras na BCI, Mídias sociais, Bibliotecas especializadas, NEABs. 

Currículo Lattes


Ms. Frederico Luiz Moreira

Doutorando em Ciência da Informação, PPGCI/UFMG, na linha de pesquisa: Memória Social, Patrimônio e produção do conhecimento. Mestre em Educação pelo PPGE/UEMG, linha de pesquisa: Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos. Especialista (lato sensu) em História da Arte e licenciado em História (Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR). Arte Educador licenciado pela Escola Guignard (UEMG) e Artista Plástico bacharel nas poéticas visuais: Cerâmica e Xilogravura (Escola Guignard/UEMG). Atua como professor de arte e desenho em instituições públicas de ensino básico (SEE/MG), como pesquisador no campo do Patrimônio Cultural Imaterial e como artista visual. É integrante dos grupos de pesquisa “NEPPAMCs – Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (ECI/UFMG)” e “Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação – FaE/UEMG”. Atua, também, em projetos de extensão/pesquisa vinculados ao Museu do Ouro/Ibram (Sabará/MG) e a ECI/UFMG (Escola de Ciências da Informação – Museologia). Possui experiência nas áreas da Educação Patrimonial e Cultural, Festas, Cidade, Arte Educação, História, Artes Plásticas e docência no ensino básico.

Currículo Lattes