Equipe

The author given towards your “write my best essay” ask for is normally certified to your identical educational amount or simply bigger versus ones creating needs. Receive a best essay or dissertation presently write essay for me.


Prof. Dr. Rubens Alves da Silva
Coordenador NEPPAMCs

Antropólogo e professor adjunto da UFMG, vinculado à Escola de Ciência da Informação. Possui Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo – USP [2005] e Pós-doutorado Júnior CNPq/USP (área: Antropologia [2009]); Mestrado em Sociologia (área da concentração: Sociologia da Cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG [1999]; graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura), pela UFMG. É pesquisador do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama da Universidade de São Paulo – NAPEDRA/USP. Tem experiência na área da Sociologia e Antropologia, com ênfase em Antropologia das Formas Expressivas (Antropologia da Experiência e da Performance), Teoria Antropológica, Sociologia da Cultura; Antropologia e Sociologia da Religião. Atuando nos seguintes temas: cultura e informação; memória e patrimônio cultural; estudos da performance; identidades culturais e sociais; comunidades quilombolas; expressões culturais afro-brasileiras (Reinado/Congado, Capoeira).

Currículo Lattes


Profa. Dra. Lorena Tavares de Paula
Vice-Coordenadora NEPPAMCs

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora e mestre em Ciência da Informação PPGCI/UFMG. Desenvolve projetos de pesquisa em organização e tratamento da informação. Atuação profissional em: Gestão Eletrônica de Documento (GED), desenvolvimento de Repositórios e Bibliotecas Digitais, desenvolvimento de conteúdos para EaD. Atuação docente em disciplinas relacionadas à Organização da Informação; Comunicação Científica; Indexação; Formação e Desenvolvimento de Acervos; Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais.

Currículo Lattes


DOUTORADO

Ma. Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharela em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação (2013 – 2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes. É membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat) vinculado ao Grupo de Pesquisa Ecce Liber. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (NEPPaMCs). É membro da equipe gestora 2018-2020 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), ocupando o cargo de Diretora de Marketing e Divulgação. Faz parte do Conselho Editorial da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina atuando como editora de layout. Foi representante discente suplente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ) (2017.1-2018.1). Participou como bolsista voluntária e de extensão no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina atuando nos Projetos Biblioteca de Referência do NEAB/UDESC (2013-2017) e Projeto Espaço de Referência Ações Afirmativas (2013-2015). Foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa Ser alfabetizador(a) no olhar de quem se alfabetiza: uma abordagem fenomenológica, do Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente – GpDD (2016). É organizadora da obra “Bibliotecári@s Negr@s: ação, pesquisa e atuação política” juntamente com Graziela dos Santos Lima, lançado em 2018 pela Editora ACB e do livro “O protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação” em parceria com Nathália Lima Romeiro, lançado em outubro de 2018. Temas de pesquisa: Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Black Librarianship Americana e Biblioteconomia Negra Brasileira, Branquitude, Epistemologia, Representações Sociais, Temática Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-Raciais, Mulheres negras na BCI, Mídias sociais, Bibliotecas especializadas, NEABs. 

Currículo Lattes


Ms. Frederico Luiz Moreira

Doutorando em Ciência da Informação, PPGCI/UFMG, na linha de pesquisa: Memória Social, Patrimônio e produção do conhecimento. Mestre em Educação pelo PPGE/UEMG, linha de pesquisa: Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos. Especialista (lato sensu) em História da Arte e licenciado em História (Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR). Arte Educador licenciado pela Escola Guignard (UEMG) e Artista Plástico bacharel nas poéticas visuais: Cerâmica e Xilogravura (Escola Guignard/UEMG). Atua como professor de arte e desenho em instituições públicas de ensino básico (SEE/MG), como pesquisador no campo do Patrimônio Cultural Imaterial e como artista visual. É integrante dos grupos de pesquisa “NEPPAMCs – Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (ECI/UFMG)” e “Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação – FaE/UEMG”. Atua, também, em projetos de extensão/pesquisa vinculados ao Museu do Ouro/Ibram (Sabará/MG) e a ECI/UFMG (Escola de Ciências da Informação – Museologia). Possui experiência nas áreas da Educação Patrimonial e Cultural, Festas, Cidade, Arte Educação, História, Artes Plásticas e docência no ensino básico.

Currículo Lattes


Ma. Samanta Coan

É doutoranda na Ciência da Informação (UFMG), bolsista da Capes. Possui mestrado em Design pela UEMG (2017), especialização em Design Experiencial pela UFSC (2014) e graduação em Design Gráfico pela Universidade FUMEC (2012). Tem como foco estudos e projetos de design voltados para a cultura, principalmente exposições, museus comunitários, memória e experiência de usuário. Foi co-fundadora do site e coletivo Lady’s Comics (2010-2018), o primeiro espaço a discutir representação e memória das mulheres quadrinistas no Brasil. Desde 2010, criaram projetos que visaram a promoção, a profissionalização (site e Encontro Lady’s Comics); educação para incentivo à leitura e uso das HQs na sala de aula (projeto QUATI); documentação e registro sobre mulheres e quadrinhos (minidocumentários, BAMQ! e Revista RISCA!). Desde 2018, participa do grupo NEPPaMCs – Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais da UFMG.

Currículo Lattes


Ms. Victor Pinheiro Louvisi

Doutorando em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Currículo Lattes

 


MESTRADO

 

Ana Tereza Silva Almeida

Mestranda em Ciência da Informação na UFMG. Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2007). Atualmente é assistente de exibição musical – TV Globo Minas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão. Utiliza a Ciência da Informação como parte do trabalho executado atualmente.

Currículo Lattes


Renata Lopes Leite

Possui graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialização em Artes Visuais pelo SENAC (2011). Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pela UFMG (2011). Atualmente trabalha no Acervo Artístico/DAC/UFMG e cursa mestrado em Ciência da Informação.

Currículo Lattes



Luís Carlos Quintino Cabral Flecha

Mestrando em Ciência da Informação, PPGCI/UFMG, na linha de pesquisa: Memória Social, Patrimônio e Produção do Conhecimento. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é assistente social na Fundação Universitária Mendes Pimentel/ UFMG. Tem experiência nas áreas da Educação, com ações na assistência estudantil, e, na área da Assistência Social atuando na política pública da assistência social em BH. Atua na área cultural de Belo Horizonte, há 15anos, como agente cultural no ensino da capoeira. Atua em fóruns sociais e culturais. Atuou em conselhos de políticas públicas como conselheiro no exercício do controle social. Atualmente é membro e co-fundador do Fórum da Capoeira de Belo Horizonte.

Currículo Lattes